data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Guilherme Borges/Prefeitura de Santa Maria
O Hospital Regional de Santa Maria, inaugurado em julho de 2018, começou a realizar as primeiras cirurgias eletivas na segunda-feira. No momento, o complexo realiza cirurgias gerais, vasculares e de vesícula. O Regional também está em tratativas para a realização de cirurgias torácicas.
As informações são da coordenadora adjunta da 4º Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), Carla Boniatti, ao programa Bom Dia, Cidade!, da CDN, nesta terça-feira. O bloco cirúrgico do Regional foi inaugurado no dia 27 de outubro, em cerimônia com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB).
Ao lado do local do júri da Kiss, familiares terão tenda de apoio
Na ocasião, 20 dos 40 leitos clínicos voltados para o tratamento da Covid-19 foram realocados para apoiar as internações do bloco cirúrgico. Restaram 20 leitos clínicos e 30 leitos de UTI para Covid. Segundo Carla, o Estado decidiu ainda manter os leitos de UTI Covid por conta da proximidade das festividades de fim de ano, já que nesta época são feitas viagens e aglomerações, aumentando as chances de infecções e internações por conta do novo coronavírus.
Ainda segundo a coordenadora adjunta, existe uma demanda reprimida pelas cirurgias eletivas, já que o Hospital Regional atende todos os 33 municípios da 4ª CRS e boa parte desses procedimentos ficaram paralisados por conta da pandemia. Ela explicou que, para ser operado no Regional, o paciente deverá se consultar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu município, de onde será encaminhado para uma consulta com um especialista em Santa Maria que, se confirmar a necessidade de cirurgia, buscará uma data para a operação.
Divulgados projetos aprovados na Lei de Incetivo à Cultura de Santa Maria para 2022
De acordo com Carla, são 30 vagas para consultas com especialistas disponíveis mensalmente pelo Regional. Elas são requisitadas pelos municípios, de acordo com suas demandas, no início de cada mês.